segunda-feira, 19 de março de 2012

O locaute nosso de cada ano...


O locaute (greve de jogadores) nas ligas americanas não é novidade pra ninguém. O embate sobre a distribuição dos lucros sempre foi motivo de discórdia onde, realmente, nenhuma das partes parece ter razão completa. Mas deixemos de lado nesse post os motivos da briga e nos apeguemos nos efeitos dela.
Temos nesse ano uma discrepância muito grande entre os times. Vemos Miami Heat e Chicago Bulls pela Conferência Leste e Oklahoma City Thunder, pela Oeste, como os grandes favoritos e pouquíssimos figurantes à desafiar essa soberania, talvez Orlando Magic e San Antonio Spurs. E por mais que os playoffs sejam selvagens, mesmo equipes mais tradicionais não vem demonstrando potencial para surpreender, é o caso de Lakers, Knicks e Dallas (atual campeão). 
Ninguém gosta, mas todo ano tem...
 
Os jogos são dispostos de modo mais compacto, para compensar o tempo gasto pelo locaute, e desse modo há menos para as equipes se organizarem ao longo da competição e assim, equipes que fizeram poucas mudanças levam vantagem. Além disso, as road-trips (sequências de jogos fora de casa) são mais intensas, o que acarreta no aumento do número de lesões e no desgaste físico dos atletas.
O basquetebol é, por si só, magnífico. Possui um potencial único de admiração popular e a liga sabe administrar isso. Mas enquanto a cúpula administrativa não atentar ao fato de que é necessário de agradar à todos que geram o esporte, nós teremos que nos acostumar com locautes cada vez mais ferrenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário